PROGRAMA DO CURSO E CONTEÚDO

UFF-UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ICHF-GSO - Curso de graduação
Profª Selene Herculano
Programa do curso, módulos e seu conteúdo;roteiro de exercício de pesquisa

PROGRAMA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL I


          
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – ICHF
Departamento de Sociologia – GSO


PROGRAMA DE DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO
Primeiro Semestre de 2011: de 14 de março a 16 de julho de 2011 (período de VS incluído)
TURMA Z1; HORÁRIO: sextas-feiras, de 9 às 13 horas (04 horas semanais: 60 horas)
Profª Selene Herculano. Material de leitura na  Pasta 161, Xerox da Famíia e em
http://pesquisasocialaulas.blogspot.com
(Revisto em 24 abril11)

GSO 00154 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1
Conteúdo segundo o ementário: a prática da pesquisa científica; o processo de pesquisa social; classificação de pesquisa; análise de dados.
Metodologia das aulas e tipos de atividades: aulas expositivas (AE); leitura de textos, debate  e resenhas em grupo, feitas em aula (LE); oficinas de elaboração e de acompanhamento de esboços de projeto de pesquisa (OF); relatório de visita(s) a instituições de pesquisa (RV); relatório de entrevistas com cientistas sociais sobre suas pesquisas (REP).
Avaliação: Média aritmética de prova(s) escrita(s) individual (is)+ projeto em grupo + relatório(s) em grupo. Conceito sobre assiduidade, pontualidade e participação em sala de aula (até 1 ponto).
Módulos das aulas expositivas e tópicos de leitura:
1.    A construção do conhecimento científico e suas críticas. O alcance da verdade. Ciência, ideologia e poder. A Teoria. Neutralidade e a construção do objeto. As Ciências Humanas: surgimento e paradigmas
2.    Métodos quantitativos – surveys, enquetes, pesquisas eleitorais e de opinião. Construção de hipóteses, escolha de variáveis, definição de categorias. Tipos de amostragem. Elaboração de questionários. Exemplos de pesquisas quantitativas
3.    Métodos qualitativos – pesquisa de campo, etnografia, observação-participante, histórias de vida, história oral. Entrevistas semi-estruturadas e abertas, Exemplos de pesquisas qualitativas.
4.    Misturando técnicas: a contribuição metodológica da Escola de Chicago: cartografia social. O macro através do micro: o exemplo de Bourdieu. A pesquisa-ação
5.    Método indiciário. Pesquisa documental
6.    Cenários: Modelagem – cenários prospectivos. Indicadores Sociais. O marketing como pesquisa social.
7.    A elaboração de projetos e de um trabalho científico; evitando o plágio
8.    Serendipity – as descobertas acidentais em ciência
9.    Novas epistemologias e suas dificuldades metodológicas: teorias da complexidade e do olhar sistêmico


Bibliografia básica:

LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marisa de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986 (1982)
RUDI, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1989 (1978)
MANN, Peter. Métodos de investigação sociológica. Rio: Zahar, 1975 (1968)
KERLINGER, Fred N. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, EPU, s.d. (1979)
HERCULANO, S. Apontamentos de aula sobre metodologia das Ciências Sociais. Disponível em WWW.professores.uff.br/seleneherculano/textos
HERCULANO, S. Elementos para um debate sobre a interdisciplinaridade. Disponível em WWW.professores.uff.br/seleneherculano/publicações
Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010), do Departamento de Comunicação So­cial - Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense.  “Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio”
BURSZTYN, Marcel et alli. Como escrever e publicar um trabalho científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2010

Calendário de aulas:
1.    18 de março - AE
2.    25 de março – AE - LE
3.    01 de abril – AE
4.    08 de abril – AE- LE
5.    15 de abril – AE
6.    29 de abril – AE
7.    06 de maio - AE- LE
8.    13 de maio – AE - LE
9.    20 de maio – Prova sobre a parte expositiva e leituras
10. 27 de maio – PESQUISA DE CAMPO EM INSTITUTOS
11. 03 de junho – PESQUISA DE CAMPO EM INSTITUTOS
12. 10 de junho – Entrega de relatório de visitas e de entrevistas
13. 17 de junho - Oficina sobre projetos de pesquisa OF
14. 24 de junho-  Entrega de projeto de pesquisa
15. 01 de julho – Resultado final (notas)

Textos para debates em sala de aula:
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Capítulo 3 – As concepções da verdade. (p. 99 – 108)
ABRANCHES, Sergio. Copenhagen, ontem e hoje. Rio: Civilização Brasileira, 2010, capítulos 1 e 2: o clima da ciência e a aventura da ciência
DOS SANTOS, Tania Steren. Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 120-156. Disponível em seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/9643

MINAYO, Maria Cecília. Introdução à Metodologia de Pesquisa Social. Capítulo 1 do livro O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec e Rio: Abrasco, 1996 pp 19 -36.
POPPER, Karl. A lógica das ciências sociais. Rio: Tempo Brasileiro, 1978, p. 13 – 49.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio: Marco Zero, 1983. “A opinião pública não existe”, pp. 173 – 183.
BOURDIEU, Pierre. “Compreender”. Em A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1998 (1993), pp. 693 – 713.
BRANCO DE HOLANDA, Victor. A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA AÇÃO PARA PERCEBER E IMPLEMENTAR SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EMPRESARIAIS Victor Branco de Holanda
Instituição: Doutorando FEA/USP em Contabilidade e Controladoria –prof UFRN vholanda@usp.br Edson Luiz Riccio Instituição: Doutor FEA/USP em Contabilidade e Controladoria. Disponível em http://www.tecsi.fea.usp.br/riccio/tac/pdf/art-pesacao.pdf

COELHO, Cláudio Márcio. O método indiciário Raízes do Paradigma Indiciário. Vitória: UFES/Núcleo de Estudos Indiciários – DCSO – CCHN-UFES, 2006 (capturado da internet. Ver indiciarismo.net)
CORRÊA , Cláudio Rodrigues. Cenários prospectivos e  aprendizado organizacional em planejamento estratégico: estudo de casos de  grandes organizações brasileiras. Rio: UFRJ/COPPEAD. Tese de doutorado, 2011. Capítulo 2: revisão da literatura: 2.1- a questão de tempo e a construção do futuro; 2.2- estratégia como projeção do futuro; 2.3 – o método de cenários

MARCIAL, Elaine Coutinho & GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos – como construir um futuro melhor. Rio: FGV, 2002. Capítulo 4 – Técnicas e métodos de elaboração de cenários
ROCHA JR, José Carlos & TÓFANI, Flávio. Fundamentos de marketing. Em: www.portaldomarketing.com.br/artigos, 2007: http://www.tioflavio.com/userfiles/Apostila Artigo Fundamentos de Marketing.pd

Trabalho de Pesquisa de campo:
Ir a institutos de pesquisa – governamentais (IBGE; IPEA; IPP) e privados (Ibope, Consultoria Maria Thereza):e buscar exemplos de pesquisas feitas e sua metodologia; modelos de questionários aplicados
Entrevistar pesquisadores universitários. Sugestões: Analítica empresa Jr; UCAM e seu Instituto de estudos sobre a violência; Viva-Rio e suas pesquisas sobre desarmamento